Cuidados de saúde

No cumprimento da sua missão fundamental presta à comunidade e utentes uma variedade de cuidados de saúde que compreendem cuidados relacionados com a prevenção e tratamento através da aplicação de técnicas de reabilitação física e funcional, medicina familiar e doenças respiratórias.

Pretendemos prestar cuidados de saúde de qualidade, seguros, eficazes, centrados no doente, atempados, eficientes e equitativos num modelo de valor para a qualidade de vida numa infraestrutura profissional de corretas decisões terapêuticas com resultados positivos na vida do doente numa perspetiva de qualidade e melhoria do utente tentando corresponder ou exceder as expectativas dos nossos utentes e depois da qualidade …a melhoria continua!

Consultas

Medicina Física e Reabilitação
A Medicina Física e de Reabilitação ou Fisiatria é a especialidade habilitada para avaliação, diagnóstico e tratamento de problemas neurológicos, ortopédicos, de traumatologia, reumatológicos e cardiorespiratórios, cujas alterações podem interferir nas nossas atividades de vida diária, num contexto bio-psico-social.
Medicina Geral e Familiar
Especialidade Médica habilitada técnica e cientificamente no atendimento dos utentes ao nível dos cuidados de saúde primários, na prevenção da doença, no seu diagnóstico, tratamento e orientação clinica.
Pneumologia

Especialidade Médica que se dedica ao estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças pulmonares e do tracto respiratório, assim como os seus factores de risco.

No mundo actual as doenças respiratórias representam uma das causas mais importantes de incapacidade, de morbilidade e de mortalidade.

Diversos factores de risco associados ao desenvolvimento das sociedades modernas estão associados ao aumento da frequência de doenças respiratórias entre os quais o tabagismo, a poluição ambiental e doméstica, a exposição profissional e, mesmo, as infeções por microrganismos (vírus, bactérias).

Entre as doenças respiratórias mais frequentes encontram-se a Asma Brônquica e a Rinite Alérgica e Vasomotora, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (Bronquite Crónica, Enfisema), o Cancro do Pulmão e as Infeções Respiratórias. 

A investigação científica disponibilizou opções terapêuticas diversas para tratar estas e outras doenças respiratórias, de que são exemplos os broncodilatadores e os corticosteroides administrados por via inalatória, as diversas classes de antibióticos e os novos tratamentos oncológicos. A readaptação funcional respiratória traz um contributo decisivo na prevenção, tratamento e reabilitação dos doentes respiratórios.

Fisioterapia

Os objetivos da acção da fisioterapia prendem-se com a prevenção da doença, tratamento e reabilitação do indivíduo com disfunção física ou psíquica com vista a atingir o máximo de funcionalidade e qualidade de vida.

Após o diagnóstico médico, é feita a avaliação da disfunção com base num exame objectivo da estrutura e funções do corpo e indicado um plano terapêutico personalizado recorrendo a técnicas baseadas nas terapias manuais, movimento e agentes físicos (electroterapia, termoterapia, laserterapia, entre outros), plano esse que vai sendo adaptado consoante a evolução de cada individuo.

Ler mais

Cada indivíduo é único, sendo o seu tratamento sempre individualizado.

Procuramos sempre que necessário e desejável a interação com a família e cuidadores de modo a atingir a plenitude dos nossos objetivos: o máximo de funcionalidade, autonomia, qualidade de vida e reinserção social e familiar.

Assim, a Fisioterapia possui um papel ativo na prevenção e tratamento de diversos processos patológicos e o Fisioterapeuta, ao basear-se nos conhecimentos específicos da sua profissão, o profissional adequado para melhorar ou preservar a sua autonomia e funcionalidade ao longo da vida.

Fisioterapia Geriátrica

Tem como objetivos capacitar e adaptar o idoso para a realização das suas atividades de vida diária, investindo na manutenção e/ou melhoria da capacidade funcional global visando a melhoria da autonomia, funcionalidade e auto estima.

Pretendemos com a avaliação multidimensional do idoso proporcionar o novo paradigma na saúde e o conceito de capacidade funcional para a qualidade de vida, promovendo um envelhecimento bem-sucedido com baixa susceptibilidade a doenças e elevada capacidade funcional (física e cognitiva), acompanhado de uma postura ativa perante a vida e sociedade.

Patologias      

  • Consequências de quedas (fracturas, imobilizações…)
  • Pós-operatórios ortopédicos (próteses de anca, joelho, etc.),
  • Alterações degenerativas ósseas (artroses e outras patologias articulares)
  • Síndromes de imobilidade.
Fisioterapia Musculo Esquelética

Área da Fisioterapia que trata patologias que afetam o aparelho locomotor- músculos, ossos e articulações visando o alivio da dor e recuperação funcional da região afetada recorrendo a técnicas de terapia manual, eletroterapia e reeducação de padrões de movimento.

Patologiaspretendemos actuar em diversas patologias osteo articulares como cervicalgias, as dorsalgias, as lombalgias, o ombro doloroso, o cotovelo, o punho, a mão a anca, joelho e o pé doloroso nas suas diversas etiologias, patologias e sintomatologias, raquialgias (dores de coluna), dores das pequenas e grandes articulações, recuperação de cirurgias ortopédicas, recuperação de lesões osteoligamentares e desportivas

Hérnias discais intervertebrais, semiologia do ombro, anomalias congénitas, artropatias reumáticas, sequelas de traumatismos articulares e Fracturas e / ou suas complicações.

Recuperação e intervenção em lesões desportivas em todas as suas patologias decorrentes da prática da atividade desportiva na multidisciplinariedade de áreas existentes.

Fisioterapia Cardio-Respiratória

Área da Fisioterapia que trata patologias do sistema cardio -respiratório

Surge, como medida terapêutica no tratamento de doenças do foro medico e cirúrgico, continua, sendo uma terapêutica baseada essencialmente no movimento e posturas, e, como tal, vai actuar principalmente sobre os fenómenos mecânicos da respiração, ou seja, sobre a ventilação externa e, através desta, melhorar a ventilação e mecânica respiratória, Ideal para automatização de novos esquemas cinético respiratórios e da performance da mecânica respiratória.

Patologias

  • Recuperação pós cirurgias cardio-torácicas de diversas etiologias,
  • doenças infeciosas pulmonares (adultos e crianças)
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Cronica (DPOC)
Fisioterapia Neurológica

Área da Fisioterapia que intervém nas patologias do sistema nervoso central e periférico.

Tem como objetivos promover padrões de movimento adequados, trabalhando a força muscular, coordenação motora e o equilíbrio.

Procurando, assim restabelecer e/ou readaptar a funcionalidade, independência e autonomia.

Patologias

  • Acidente Vascular Cerebral (AVC)
  • Acidente Vascular Encefálico (AVE)
  • Esclerose Múltipla,
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA)
  • Doença de Parkinson
  • Paralisia Facial Periférica
  • Lesões dos Nervos Periféricos
  • Mielopatias

Terapia da Fala

Prevenção, avaliação e intervenção ao nível de diferentes perturbações da comunicação (verbal e não verbal), linguagem (oral e escrita), articulação verbal, motricidade oro-facial, voz e deglutição.

Estas alterações podem ocorrer em qualquer faixa etária, desde os bebés e crianças, adultos e até aos mais idosos.

Estas alterações podem ter diversos motivos, entre eles, aspectos de desenvolvimento (atraso de desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, etc.) e lesões neurológicas (AVC – Acidente Vascular Cerebral, Doença de Parkinson, TCE – Traumatismo Crânio-Encefálico, Esclerose Múltipla, etc.).

Reeducação Postural Global

Método de avaliação e tratamento de patologias que afectam o sistema neuro-musculo-esquelético.

Os princípios do RPG assentam na individualidade, causalidade e globalidade.

É uma abordagem do corpo na sua globalidade, com procura da reestruturação profunda visando o restabelecimento da função, constitui uma visão diferenciada de tratamento no campo da reeducação, habitualmente analítica.

Cada comportamento patológico é um comportamento pessoal, portanto, cada tratamento deve ser pessoal e individualizado.

Todo o tratamento deve remontar às causas da lesão.

Dado que a maioria dos sintomas surgem à distância da causa e com algum retardamento, todo o tratamento deve ser  o mais progressivo e abrangente possível tratando todas as fixações ou bloqueios.


Partindo do sintoma ou dor para chegar até a causa ou problema no sistema musculoesquelético, o R.P.G trata o indivíduo como um todo e não só a patologia.

Cada sessão de RPG implica 3 fases: Avaliação, Tratamento e Integração. 

AVALIAÇÃO – Permite ao Fisioterapeuta identificar as causas ou alterações morfológicas inerentes ao sintoma apresentado. 

TRATAMENTO – Baseado nos resultados da avaliação o Fisioterapeuta seleciona as posturas de tratamento mais adequadas e através de técnicas manuais suaves e progressivas controla a sintomatologia, elimina as compensações e causas da patologia (quando estas são reversíveis). 

INTEGRAÇÃO – No final da sessão realizam-se alguns exercícios que permitem considerar os ganhos obtidos e integra-los no esquema corporal. 

INDICAÇÕES E PATOLOGIAS – O R.P.G está indicado na maioria nas disfunções que afectam o sistema músculo- esquelético, agudas ou crónicas com ou sem sintomas.

Não existem limitações de idade porque o tratamento é adaptado a cada individuo. 

  • Hipercifoses
  • Hiperlordoses
  • Escolioses
  • Lombalgias / Ciatalgia
  • Dorsalgias
  • Cervicalgias
  • Hérnias Discais
  • Joelhos Valgus ou Varum
  • Pé Plano ou Pé Cavo
  • Lesões Articulares
  • Lesões pós traumáticas,
  • Tendinites e tendinopatias
  • Bursites
  • Dores articulares difusas

Fisioterapia na Saúde da Mulher

Fisioterapia Uroginecológica trata patologias do sistema urogenital da mulher utilizando técnicas de tratamento não invasivas destacando-se o treino dos músculos do pavimento pélvico, electroestimulação, bio feedback, treino vesical e orientações de estilo e hábitos de vida. 

Dentro desta área destacamos ainda a intervenção pós cirúrgica oncológica da Mama, com técnicas para o controlo do edema, correção postural e recuperação da mobilidade e força musculares.

Patologias

  • Incontinência urinária (de esforço, urgência ou mista)
  • Incontinência Fecal
  • Prolapsos de órgãos pélvicos (prolapsos bexiga e/ou útero)
  • Dor pélvica
  • Mastectomia
  • Reconstrução mamária

Terapia por ondas de choque

Um novo tratamento não invasivo, contra a dor.

A terapia por ondas de choque trata-se de energia mecânica que ao penetrar no tecido lesado provoca libertação de substâncias anti-inflamatórias e aumento da microcirculação local.

É um tratamento indicado nas inflamações crónicas e calcificações assim como consolidação de fracturas.

São necessárias 3 a 8 sessões com intervalos de 1 semana. A melhoria ocorre 20 a 30 dias após o início do tratamento.

Cerca de 80% dos pacientes revela desaparecimento da dor, reabsorção das calcificações e melhoria do movimento.

Patologias:

    • Tendinite / calcificação do ombro
    • Epicondilite
    • Tendinite Rotuliana
    • Tendinite Aquiliana
    • Fasceíte Plantar
    • Bursite trocantérica
    • Síndrome Mio-fascial (pontos gatilho)
    • Atraso na consolidação de Fracturas.

Análises clínicas

Grupo Affidea

Está presente em Portugal desde março de 2007, assumindo o compromisso de prestar cuidados de saúde na área de Diagnóstico por Imagem e Análises Clínicas.

Os Postos de Colheita e Laboratórios centrais oferecem aos utentes um serviço de qualidade, proximidade, conforto e rapidez nos resultados.

HORÁRIO:
De Segunda a Sexta das 8:00 às 11:00 horas.
Sábado 8:30h 10:30h 

CONVENÇÕES:
– Acordos com todas as entidades.

– Possibilidade de colheitas ao domicílio

Outros Serviços

FISIOTERAPIA AO DOMICÍLIO, neste momento, também disponibilizado à comunidade, em situações agudas e crónicas.

Entrar no domicílio do utente significa actuar em espaço diferenciado do cuidar.

Está-se saindo dos corredores hospitalares, das salas adequadamente equipadas, e penetrando no mundo real daquele utente, daquela família, seja ele qual for e como for; portanto, é preciso estar, de facto, preparado para essa nova visão de assistência à saúde.

Assim, disponibilizamos os nossos serviços através de uma equipa com experiencia, que julgamos competente e com padrões de prática e ética elevados, com organização e funcionamento que julgamos eficazes nas várias áreas de intervenção